O eixo é direcionado para ações que melhorem e ampliem a infraestrutura do transporte público coletivo e trânsito de veículos, ao promover mais acesso ao transporte coletivo e outros modos não motorizados de mobilidade.
O eixo tem três objetivos:
- Implantação de sistemas estruturantes de transporte público coletivo com ampliação de capacidade, linhas, pontos de integração temporal e equipamentos que visam à integração, controle e modernização do sistema;
- Elaboração e a implantação de sistemas de transporte não motorizados,como passeios com acessibilidade e ciclovias etc.
- Ações de inteligência em monitoramento do sistema de trânsito
Serão duas frentes de atuação: Trânsito e Transportes
Trânsito
Serão realizadas as seguintes ações nas vias principais (Avenidas Piraporinha, Fábio Eduardo Ramos Esquível, Corredor ABD, Fagundes de Oliveira, Prestes Maia e Nossa Senhora dos Navegantes): mudanças no sistema viário; implantação de semáforos inteligentes; ampliação da rotatividade; reestruturação de deslocamentos; ampliação da acessibilidade; ampliação da manutenção da infraestrutura física das vias e seus equipamentos.
Transportes
O eixo infraestrutura irá também ampliar a acessibilidade ao uso do transporte público, por meio da integração por proximidade e implantação de novo sistema de transporte. Para se atingir esses objetivos serão desenvolvidas as seguintes ações: reestruturação e ampliação da frota de ônibus; implantação de sistemas tecnológicos; reestruturação das viagens; adoção de novo modelo de negócio e integração temporal.
Responsáveis:
Coordenador: José Marcelo (Secretaria de Serviços e Obras)
Coordenador: José Carlos (Secretaria de Transportes)
Heitor Picinini
Cintia
Rosane
Lázaro Vieira Gonçalves
Antonio Pires
Roberto Lopreto
Vania Freire
José Adolfo Gazabin Simões – CIESP
Edson Ap. Ribeiro Vasquez – CIESP
Jacques Douglas Arruda Lima- ACE
Eduardo Reboredo de Abreu – Engenheiro
Fabricia Zulim – CAU
Apresentação do eixo Infraestrutura Urbana
Ata